Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dick Griffey 1938/2010 fundou a SOLAR Records no final dos anos 1970 e se tornou um dos mais proeminentes pioneiros da música negra do século 20, quebrando recordes e gravando artistas que inauguraram a era da música negra crossover contemporânea. Um magnata da música antes de o termo entrar na cultura popular, o talento de Griffey para escolher canções de sucesso e superestrelas definiu o mundo da música por mais de duas décadas. Griffey passou os últimos 10 anos de sua vida na África Ocidental envolvido com commodities e comércio internacional.
Inicialmente co-proprietário de uma boate Black em Los Angeles, Griffey mudou-se para a produção musical e fundou a Soul Train Recording Co. em um esforço colaborativo com Don Cornelius. Em 1977, Griffey assumiu o controle exclusivo de sua gravadora incipiente e a renomeou como Solar com grupos como Shalamar, Klymaxx, Lakeside, Midnight Star, Carrie Lucas, Collage (3), Deele, The Dynasty, The Sylvers e The Whispers. A gravadora também apresentou ao mundo Babyface, L.A. Reid, Jody Watley e Howard Hewett.
De acordo com um artigo da Highbeam.com, Griffey entrou no negócio do entretenimento em meados dos anos 60 quando descobriu a chave para a operação dos negócios: “Comecei a pensar em como os artistas vêm e vão, mas os empresários estão sempre aqui”. Ele usou seus talentos primeiro como o agente de reservas para uma boate de grande sucesso, que ele apropriou com o ex-colega de escola e ex-jogador / treinador dos Knicks de Nova York Dick Barnett, mas ele rapidamente se ramificou em promoções de shows sob o nome da empresa de Dick Griffey Produções.
Não contente com essas conquistas, Griffey tornou-se coordenador de talentos para o programa nacional de dança da televisão Soul Train. “Os shows estavam se tornando rotina para mim”, explicou ele. “Quando você promove um show, basicamente faz a mesma coisa todas as vezes. Eu estava procurando novos desafios ”.
O empreendimento Soul Train foi tão bem-sucedido que em 1975 Griffey e o produtor e apresentador do programa, Don Cornelius, formaram a Soul Train Records. Começando com um pequeno ato, Griffey nutriu cuidadosamente o selo e, após uma separação amigável de Cornelius, reorganizou a empresa e fundou o selo SOLAR em 1977. Griffey e Cornelius permaneceram bons amigos e, como resultado, SOLAR manteve laços estreitos com o Soul Show de trem. Em 1975, quando a Soul Train Records foi fundada, Griffey formou um coletivo chamado Shalamar, que se tornou um dos artistas mais vendidos da gravadora após a ajuda de Cornelius em apresentar os dançarinos do Soul Train Jody Watley, Jeffrey Daniel e Gerald Brown (que acabou sendo substituído por Howard Hewett) que foram recrutados para formar a nova Shalamar.
O ato de assinatura do SOLAR acima de tudo foi The Whispers, cujas harmonias distintas e arranjos musicais e vocais cuidadosamente detalhados definiram e enfatizaram o “som SOLAR”. Em 2000, a Dick Griffey Productions havia se expandido para incluir editoras e agências de talentos. Era casado com a cantora Carrie Lucas de 1974 até sua morte.