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Henry Stone nasceu no Bronx, NY, em 3 de junho de 1921. Ele próprio era músico, tocando trompete em seus primeiros anos. Depois de um contratempo no exército durante a Segunda Guerra Mundial, ele se mudou para Los Angeles, onde começou sua carreira vendendo discos para operadores de jukebox – como muitos outros que fundaram as gravadoras dos anos 1940 e 1950 – do porta-malas de seu carro. Em 1948, ele se mudou para Miami e começou um negócio de gravação e distribuição por meio de suas próprias gravadoras Chart, Rockin ‘e Glory. Ele fundou a DeLuxe Records, distribuída pela King, que fez um grande sucesso em 1954 com “Hearts of Stone”, dos Charms. Ele trabalhou com James Brown no início de sua carreira e ajudou a gravar o primeiro sucesso de Brown, “Please, Please, Please”, que foi lançado pela Federal Records, subsidiária da King. Ao longo dos anos, Henry Stone lançou muitas outras gravadoras baseadas em Miami, como Dade (em 1955), Glades (em 1959) e Marlin (nos anos 1960). Ele fez sucesso em Dade no início de 1960 com a banda de apoio de James Brown, chamando-se “Nat Kendrick & the Swans” com “(Do The) Mashed Potatoes, Parte 1″Mas antes de 1972, Stone gastou a maior parte de sua energia na distribuição de discos. Ele fundou a Tone Distributors em Miami, que se tornou uma das distribuidoras independentes de discos de maior sucesso na área, distribuindo Atlantic, Motown, Stax e outras. Em 1968, ele estava envolvido em conseguir que o grupo Mercy, de Tampa, assinasse com a Warner Bros Records depois de assiná-los com a Marlin Productions. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Stone trabalhou com artistas em seu selo Alston, distribuído pela Atlantic.Stone estava bastante satisfeito em ser um distribuidor de alguns artista de studio , quando em 1972, o executivo da Atlantic Jerry Wexler lançou uma bomba sobre ele: Atlantic, Warner Bros e Elektra estavam formando a WEA (para Warner-Elektra-Atlantic), que dali em diante faria sua própria distribuição. Foi isso mais do que qualquer coisa que deu início a Stone no caminho para a fundação e propriedade de um império de gravação e produção de sucessos. Normalmente bem-sucedido em tudo o que fazia, ele agora tinha tempo e motivação para se dedicar ao negócio de propriedade de discos, tendo a rede de distribuição estabelecida.
Betty Wright em seus dias de Alston No início dos anos 1970, Stone tinha uma forte equipe de músicos de estúdio, escritores e produtores / arranjadores, incluindo Willie Clarke, Willie “Little Beaver” Hale e Clarence Reid. Ele expandiu sua lista de gravadoras e artistas, começando com a gravadora Alston. Alstom foi distribuído pela Atlantic antes da fusão com o conglomerado Warner e teve sucessos como “Clean Up Woman” de Betty Wright (# 6 pop e # 2 R&B em 1971) e “Funky Nassau” de Beginning Of The End (# 15 pop e # 7 R&B em 1971). Stone reativou o selo Glades com Timmy Thomas ‘milhões vendendo “Why Can’t We Live Together” em 1972 (# 3 pop e # 1 R&B), o primeiro disco distribuído nacionalmente pela TK Corporation, e Latimore “Let’s Straighten It Out” (# 31 pop e # 1 R&B em 1974). Mas o maior triunfo mundial de Stone veio em meados dos anos 70, depois que ele fundou a TK Records em um conjunto de armazéns em Hialeah, Flórida (uma área industrial a oeste de Miami), e trouxe uma lista de selos independentes para o sucesso mundial.
Se o sucesso de TK foi originalmente baseado na habilidade de Stone e Alaimo em descobrir novos talentos, os primeiros sucessos vieram através do recrutamento de dois garotos que trabalhavam no depósito, empacotando discos para Stone: Harry Wayne Casey (também conhecido como “KC”) e Richard Raymond Finch (um estudante de engenharia de gravação). Os dois conversavam sobre música e canções, e começaram a escrever canções juntos. Logo Casey e Finch começaram a “Sunshine Junkanoo Band” (quase imediatamente abreviado para “Sunshine Band”) para gravar e produzir suas próprias canções e a era dourada do TK Disco começou. Eventualmente, eles escreveram e produziram a maioria dos grandes sucessos do TK, não apenas para KC & the Sunshine Band, mas começando com “Rock Your Baby” de George McCrae (# 1 pop e # 1 R&B em junho de 1974) e “I Get Lifted” (# 37 pop e # 8 R&B em janeiro de 1975), bem como todo o primeiro álbum de McCrae. “Rock Your Baby” foi feito em apenas duas tomadas. Gwen McCrae De 1975 a 1979, KC & the Sunshine Band teve 15 sucessos nas paradas, incluindo cinco sucessos pop # 1, os três primeiros atingindo também a parada R&B # 1: “Get Down Tonight” (julho de 1975), “That’s The Way I Like It “(outubro de 1975),” (Shake, Shake, Shake) Shake Your Booty “(julho de 1976),” I’m Your Boogie Man “(fevereiro de 1977) e” Please Don’t Go “(agosto de 1979), e “Keep It Comin ‘Love” (# 2 pop e # 1 R&B em julho de 1977). Não há como negar que esses sucessos, escritos para a pista de dança, ajudaram a criar o fenômeno disco de meados ao final dos anos 1970, a maioria dos sucessos ultrapassando as paradas pop, R & B e Dance.
Ao mesmo tempo, Henry Stone expandiu sua lista de gravadoras próprias e / ou distribuídas ainda mais com a Cat Records, que contratou a esposa de George McCrae, Gwen (“Rockin ‘Chair”, # 9 pop e # 1 R&B em 1975), Malaco Records, que teve “Misty Blue” de Dorothy Moore (# 3 pop e # 2 R&B em 1976), Marlin Records, que marcou com “The Best Disco In Town” da Ritchie Family (# 17 pop e # 12 R&B em 1976), Drive Records com “Do Ya Wanna Get Funky With Me”, de Peter Brown (# 18 pop e # 3 R&B em 1977), Dash Records, cujos artistas T-Connection alcançaram com “Do What You Wanna Do” (# 46 pop e # 15 R&B em 1977 ) e Foxy marcou com “Get Off” (# 9 pop e # 1 R&B em 1978), o selo Clouds, com “What You W Don´t Do For Love” de Bobby Caldwell (# 9 pop e # 6 R&B em 1978), Sunshine Sound Records, que trabalhou com Jimmy Bo Horne em “Dance Across The Floor” (# 38 pop e # 8 R&B em 1978), e o selo Juana, com o contagiante “Ring My Bell” de Anita Ward (# 1 no pop e Gráficos R&B em maio de 1979). Se alguma vez existiu uma gravadora que merecesse o termo “império”, foi a TK e suas gravadoras associadas.
Em 1980, após cerca de cinco ou seis anos da mania do disco, a “fadiga do disco” começou a se estabelecer com o público comprador de discos. Surgiram comícios anti-disco, e o disco não era mais “moderno”. As vendas de discos despencaram, e para as gravadoras vistas como identificadas com disco music a reprodução de rádios repentinamente se tornou difícil de encontrar. Em apenas cerca de um ano, declarações generalizadas foram de que “a discoteca está morta”. Até os artistas de Stone entraram na onda, com Latimore lançando um single chamado “Discord to Death”. As vendas praticamente de todos os rótulos de Stone pararam aparentemente da noite para o dia (na verdade, durante alguns meses). Em 1981, seu império estava em uma situação financeira instável e ele foi forçado à falência pelo império TK.Após declarar falência em 1981, Henry Stone lançou o selo Sunnyview com Morris Levy, mas sem grande sucesso. Stone vendeu o selo TK e os outros que possuía para a Rhino Records em 1990, então hoje os masters são propriedade da Warner Bros. Henry Stone faleceu em 7 de agosto de 2014 com 93 anos e bem viveu a sua velhice na … Flórida, é claro.